( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
O ministro dos Esportes, Agnelo Queiróz, começou sua conversa com os deputados nordestinos, no já habitual café da manhã de trabalho, desta quarta – dizendo que sua pasta não tinha uma política voltada para o Nordeste, face as carências orçamentárias, mas acabou saindo de lá conseguindo apoio dos parlamentares para aumentar suas verbas, confirmando que a região ganhará um centro esportivo de alta excelência e com a determinação de levar a cada uma das cidades nordestinas pelo menos uma quadra poliesportiva dentro dos próximos três anos.
O coordenador da Bancada Nordestina, deputado Roberto Pessoa(PL-C), garantiu ao ministro que esse trabalho da bancada – apoiar o Ministério a aumentar suas verbas, já começarão agora, com a chegada da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, que chega à Câmara em breve. A coordenação da Bancada, atendendo as manifestações de vários deputados que elogiaram o esforço do Ministro, vários deles ligados a partidos das chamadas oposições – acatou a proposta no sentido de se colocar nos próximos três orçamentos recursos de emendas de bancada em cada um dos estados, ou regionais, para atender a instalação de quadras poliesportivas. “ Essas quadras devem ser vistas não só como equipamentos esportivos mas como verdadeiros equipamentos sociais que venham inserir as comunidades, reverter à criminalidade, se existir, integrar a sociedade, referência cultural”, disse Agnelo à Politicareal.
O encontro desta quarta, que contou com a presença de 48 deputados e alguns prefeitos, do Piauí e Alagoas, contou, também, com a presença de vários líderes comunistas que vieram dar apoio a fala do ministro dos Esportes, filiado ao PC do B, como o líder Renildo Calheiros(PE) e o ex-líder Inácio Arruda(PC do B-CE), ambos na Câmara. Agnelo recebeu a imagem símbolo do grupo nordestino, do Padre Cícero. Quem entregou a imagem foi o deputado Manoel Salviano(PSDB-CE), de Juazeiro do Norte(CE). A coordenação já tinha feito a entrega da imagem a outras personalidades que não são católicas ou teriam “diferenças ideológicas”, como a ministra Marina Silva, evangélica. Agnelo saiu carregando a imagem e não entregou a assessores.
Agnelo pretende realizar um Conferência Nacional dos Esportes. O ministro destacou que o programa nacional do Ministério, o “Segundo Tempo”, que tem a finalidade de aproveitar o contra-tempo nas escolas, o chamado horário ocioso de atividades para levar â frente ações esportivas com clara intenção de inserção social, chegará ao Nordeste. O “Segundo Tempo” tem a finalidade, também, de zelar pelas quadras poliesportivas que seriam instaladas próximas as escolas escolhidas pois, com isso, elas são zeladas e unem equipamentos. O programa já era para estar funcionado desde do ano passado. “A verdade é que não consegui”, confessou, humilde o ministro que é deputado federal pelo Distrito Federal. O programa deverá ser levado à África neste maio, à título de consultoria a governos daquele continente.
BAIANOS, PARAIBANOS E CEARENSES – A bancada baiana e a paraibana foram as mais veementes na defesa do apoio da bancada ao aumento de verbas para o Ministério. Deputados baianos ligados ao senador Antonio Carlos Magalhães e anti-carlistas se revezaram em destacar o esforço do ministro ou lembrar algum sucesso. Os deputados Fernando de Fabinho(PFL-BA) e Cláudio Cajado(PFL-BA) por uma lado e Colbert Martins(PPS-BA) e Alice Portugal (PC do B-BA) doutro. Portugal lembrou o esforço do Ministério dos Esportes que marca a ação do governo brasileiro até fora do país, como El Salvador. Ela informou que chegou a trazer uma camisa doada pelo Brasil quando de sua estada naquele País para acompanhar, em missão oficial da Câmara Federal, as últimas eleições gerais salvadorenhas. A camisa foi dada como lembrança a parlamentar pelo apoio do Ministério na realização de um torneio importante para os salvadorenhos.
Os paraibanos, Domiciano Cabral(PSDB-PB) e Wilson Santos(PMDB-PB), destacaram a importância das quadras assim como parabenizaram a determinação do ministro em buscar, também, numa conferência nacional dos esportes definir caminhos nacionais no setor. O deputado Cabral, que é presidente do Botafogo, da Paraíba terá uma audiência reservada com o Ministro nesta quarta. O deputado Padre Luiz Couto(PT-PB) também esteve presente.
O deputado Ariosto Holanda(PSDB-CE) defendeu que o Ministério levasse à frente um projeto que ele chamou de “Adote uma cidade”, em que os profissionais de educação física fossem encorajados a darem atendimento nos municípios que não possuem profissionais sediados, como já é feito pelo Ministério da Saúde com os médicos. Vários deputados defenderam que a modalidade de educação física volte a ser obrigatória nas escolas, como era em passado recente. O ministro garantiu que vai estudar as propostas levantadas pelos parlamentares.
( por Genésio Araújo Junior)