Segunda-feira, 23 de outubro de 2017
» Busca interna
» Busca no Google
» Órgãos federais
» Governo federal
» Senado
» Câmara
» STF
» TSE
» STJ
» TCU
» Estados
» Alagoas
» Bahia
» Ceará
» Maranhão
» Paraíba
» Pernambuco
» Piauí
» Rio Grande do Norte
» Sergipe
» Políticos
Escolha o Partido
» Notícias via email
» Jornais online
» Últimas Notícias
Kênia Marcelino aposta na articulação com parlamentares nordestinos para o fortalecimento da Codevasf
05/10/2016 - 16:30h - Gil Maranhão
(Brasília-DF, 05/ 100/2016) A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Régia Marcelino, revelou nesta quarta-feira, 05, durante o Café da manhã promovido pela Bancada do Nordeste no Congresso Nacional, que aposta na parceria com os congressistas nordestinos para o fortalecimento do órgão.

“Nosso interesse é cada vez mais fortalecer toda essa articulação com da Bancada do Nordeste, até mesmo porque Codevasf é uma das grandes executadoras das emendas e também promotora do desenvolvimento da região Nordeste do Brasil”, declarou em entrevista à Agência de Notícias Política Real.

Articulação

Kênia Marcelino foi uma autoridades convidadas do evento dos parlamentares nordestinos, na Câmara dos Deputados, ao lado do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, do secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Ivandré Montiel, do superintendente da Sudene, Marcelo Neveso da Banco do Nordeste (BNB), Marcelo Neves, dentre outros.

“Essa articulação mais que nunca é necessária e por isso viemos aqui com toda a diretoria da Companhia, demostrando esse interesse e necessidade de trabalharmos conjuntamente com toda a bancada para promoção dos projetos de desenvolvimento do Nordeste brasileiro”, reforçou Kêni Marcelino.

Revitalização do S. Francisco

- A senhora acaba de assumir a presidência da Codesvasf. Na sua opinião, que o que deve priorizado nesse primeiro momento? – questionou a nossa reportagem.

“A prioridade inicial é a regulamentação orçamentária e financeira da Codevasf e dar continuidade aos projetos de desenvolvimento regional. Dentre eles, a questão da revitalização do rio São Francisco; os projetos de irrigação que são promotores de desenvolvimento; e um grande projeto que temos agora, que é o de integração do rio São Francisco, que vai possibilitar levar água a mais de 18 milhões de famílias do Nordeste”, enfatizou a presidente da Companhia.

Força-tarefa

Ao ser informada pela nossa equipe que há uma reclamação acentuada das populações e parlamentares do Nordeste que o projeto de revitalização está lento e bastante atrasado em relação ao cronograma inicial, e questionada sobre como a Codevasf pode ajudar para dar celeridade a esse projeto, Kênia Marcelino revelou que existe um a força-tarefa da instituição já em campo para contornar essa situação.

“Nós estamos com força-tarefa para execução das ações. As que estavam previstas para execução em 2016 os editais já foram lançados e as obras estão em andamento. É uma prioridade do governo federal dar continuidade e celeridade ao programa de revitalização do São Francisco. Então, com força-tarefa, estamos trabalhando nesse sentido, da retomada dos empreendimento, execução e conclusão dos mesmos”, informou.

Apoio das Prefeituras

Segundo ela, em alguns casos, por exemplo, no que diz respeito ao sistema de esgotamento sanitário, a Codevasf depende muito do apoio das Prefeituras para operação desses sistemas.

“Então, a gente também reforçou essa articulação junto as concessionárias regionais e as Prefeituras, para operação tantos dos sistemas de água como de esgoto.”

Fortalecimento

Kânia Marcelino destacou ainda, a necessidade de fortalecimento das instituições de desenvolvimento do Nordeste, um dos temas da reunião dos congressistas da região.

“Essa nossa participação hoje, neste evento, vem nesse sentido. Nós estamos com um trabalho não só com o Congresso Nacional, mas também como os órgãos do governo federal e dos estados e municípios, no que diz respeito ao fortalecimento interno da equipe da Codesvasf e externo, o fortalecimento institucional”, explicou.

Para a presidente da Companhia, essa ação passa pela ainda pela alocação de recursos. “Esta semana, por exemplo, começamos um trabalho junto aos parlamentares para fortalecimento orçamentário da instituição, porque somente assim, nós vamos conseguir, de fato, levar mais desenvolvimento para as regiões da nossa área de abrangência, somando à articulação de todos os entes estaduais e municipais e da sociedade civil”, acrescentou.

(Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Rea. Edição: Genésio Jr.)

Mais Notícias
20/09 | 19:58h - Gil Maranhão.
">Edvaldo Moura diz que extinção de zonas eleitorais "é danosa aos interesses da democracia representativa, ao eleitor e à Justiça Eleitoral"

(Brasília-DF, 20/09/2017) O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado Piauí (TRE-PI) e membro da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), desembargados Edval...
20/09 | 16:09h - Gil Maranhão
ESPECIAL DE FIM DE SEMANA – Na 1ª bomba detonada por Janot, apenas 36 votos livraram Temer, que assumiu no lugar de Dilma, a perder o cargo para Maia

(Brasília-DF, 15/09/2017) Apenas 36 votos livraram o presidente da República, Michel Temer (PMDB), na noite de 2 de agosto deste ano, de ser processado pelo Supremo Tribunal F...
18/09 | 14:23h -
Juros para o desenvolvimento do Nordeste devem cair, anuncia Eunício Oliveira; Governo deve encaminhar MP que vai atender,também, o Centro-Oeste e o Norte

31/08/2017 - 16:13h - Gil Maranhão ( Publicada originalmente às 20h 28 do dia 30/08/2017) (Brasília-DF, 31/08/2017) Depois de 6 meses de cobranças, parece que, fina...
31/08 | 16:12h - Gil Maranhão
Produtores rurais do Nordeste prejudicados com a seca já podem renegociar suas dívidas rurais contratadas de 2012 a 2016

(Brasília-DF, 25/07/2017) O presidente do Banco Central do Brasil (Bacen), Ilan Goldfajn, divulgou nesta terça-feira, 25, a Resolução nº 4.591 do Conselho Monetário Nacional (...
25/07 | 20:05h - Gil Maranhão
Nova resolução amplia número de agricultores que poderão renegociar suas dívidas, diz Eunicio Oliveira

(Brasília-DF, 25/07/2017) "Mais uma luta que alcançamos a favor dos humildes agricultores do Nordeste brasileiro e de parte de Minas Gerais e até do Espírito Santo”. ...
25/07 | 20:04h - Bruna Pedroso.Edição: Genésio
Ministra Cármen Lúcia derruba liminar que suspendia as obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco

( Publicada originalmente às 18h 26 do dia 20/06/2017) (Brasília-DF, 21/06/2017) A bancada nordestina comemorou hoje a decisão da ministra presidente do Supremo Tribunal...
» Áudio
ID:
Senha:

Apóiam essa idéia:
Bancada do Nordeste 2005 - Política Real - Todos os direitos reservados
Contato: redacao@bancadadonordeste.com.br